QUEM SOMOS

Romanos 12 é um grupo de teatro sediado em Lisboa, na zona de Benfica, constituído por um conjunto de pessoas que trabalha, não remuneradamente, segundo alguns métodos e princípios orientais (Japoneses, Chineses e Coreanos) e que se identifica ideológica e espiritualmente com a doutrina de Cristo.

A Direcção Artística do Grupo, quer na área da formação como na área da encenação, está a cargo de um profissional licenciado em Teatro.

Romanos 12 tem como missão a Evangelização através de um Teatro defensor da Transformação, Salvação do Mundo e dos Seres Humanos. O grupo tem como principais actividades a formação (artística e espiritual) dos seus membros constituintes e as apresentações públicas de Espectáculos de Teatro que combatam a injustiça e a desigualdade, praticados de forma dedicada, disciplinada e inteligente tal como uma Arte Marcial.

terça-feira, 15 de março de 2011

Conduta do Praticante de Teatro



 Dentro da Sala de Treino: 
  • A Sala de Treino  é local da prática de Teatro, presta-se o devido respeito com uma saudação à entrada e à saída.
  • Na Sala de Treino a ordem e arrumação de todas coisas é imperativa para a que o Praticante se envolva totalmente na sua prática, a Sala deve estar sempre limpa e arrumada.
  • Quando entra na Sala de Treino, o Praticante deixa do lado de fora todas as preocupações do quotidiano voltando a sua mente, espírito e corpo apenas para a prática e desenvolvimento da sua Técnica Teatral.
  • Não é permitido falar na Sala de Treino de qualquer assunto que não respeitante à prática do Teatro ou seu resultado. No caso de ser necessário recorrer à palavra, deve o discurso ser breve e directo, com Cortesia e Humildade.
  • Não é permitido o uso de linguagem inapropriada ou obscena, verbal ou não verbal.
  • Não é permitido comer na Sala de Treino.
  • Quando entra para a Sala de Treino, sem que a aula tenha começado, deve-se iniciar imediatamente exercícios de aquecimento e prática de Teatro, até à voz da formatura.  Não se deve encetar conversas despropositadas e brincadeiras.
  • Todos são responsáveis pela Sala de Treino, competindo aos mais graduados garantir o cumprimento da Etiqueta e Regras dentro do mesmo.
  • No fim de cada Aula, salvo excepção, deve a Sala de Treino ser limpa por todos aqueles que usufruíram da prática, como sinal de Cortesia e Humildade.
  • Não obstante seja a sala que consideramos a Sala de Treino utilizada também para outros fins, devem os Praticantes, a partir do momento em que entram para a sua prática, considerá-la sua e tratá-la com o devido respeito.

Cortesia e Respeito:

  • O Praticante, quando se junta à Família da Escola, fá-lo de livre vontade, aceitando as regras de Conduta e o Respeito pelos Professores e seus Irmãos.
  • A partir do momento em que integra a Escola, o Praticante reflecte a imagem da mesma, do seu Professor e dos seus Irmãos de Treino - é seu dever Honrar os mesmos, munindo-se de uma atitude correcta, discurso correcto, acção correcta e pensamento correcto, imbuídos do respeito pela Condição Humana, por toda a Vida e por si próprio.
  • Para que o Praticante possa evoluir a sua relação com o Professor é fundamental e deve assentar no Respeito Mútuo, Cortesia e Humildade.
  • O Professor quer o melhor para o Praticante, mesmo que por vezes não o possa parecer abertamente, deve o Praticante considerar  as Decisões do Professor e meditar sobre elas de forma a que as possa compreender abertamente.
  • Devem os Praticantes falar entre si de forma respeitosa, procurando a harmonia da Escola.  
  • Aconselha-se que o Praticante informe o Professor se participa em outra actividade teatral para além dos treinos.
  • Não é permitido o discurso depreciativo de qualquer outra actividade teatral. Todo o Artista procura o mesmo fim, o meio pelo qual o procura atingir não é objecto de análise externa.
  • A demonstração de Técnicas Teatrais ou aplicação não deve ser arbitrária, nem de forma alguma exibicionista, deve o Praticante primar aqui também pela Humildade.



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